quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A LENDA DO RIO ITARARÉ

 

Sabe-se que o nome de nossa cidade é de origem tupi-guaraní , e significa “pedra que o rio cavou” , ou “curso subterrâneo de um rio através das rochas” , descrevendo assim o percurso do  sinuoso Rio Itararé por debaixo de rochas escavadas pelas fortes corredeiras d’água.

Uma das explicações indígenas para tal nome é a lenda de “Taiguara e Uariri”.

“Taiguara era um bravo guerreiro da tribo guaianãs e estava apaixonado por Uariri , que era a mais bela e formosa índia de toda tribo tupí .

Taiguara para encantar a sua Uariri , todas as tardes mergulhava num tranquilo rio às margens da aldeia , para encontrar pedrinhas douradas , em prova do seu grande amor pela jovem encantadora.

Um dia , o jovem , em sua busca pelas pedrinhas , sem perceber uma pedra pontiaguda nas profundezas das águas , acabou batendo com a cabeça e desapareceu , deixando seu sangue tingir o rio . Uariri vendo o episódio se apavorou e se jogou na água também e desapareceu nas profundezas.

BARREIRA- A 16

Durante à noite , enquanto  os índios lamentavam , Uirapuru que é o deus dos pássaros , levou até Tupã (que é o deus do trovão ) o triste ocorrido , Tupã decidiu se vingar do rio , e  ouviu-se um estrondo e a terra tremeu , Jací (a lua )apavorada escondeu-se entre as nuvens negras enquanto a terra se abria e as águas se refugiavam por entre as pedras , os índios se atiravam no chão com medo da ira de Tupã , gritavam : – Itararé , Itararé ! --explicando à Tupã que o rio já havia se escondido por entre as pedras .

 

E essa lenda foi contada por gerações , mostrando assim a grande vergonha do rio que carregou os jovens enamorados e cavou profundo caminho entre as pedras .



Nenhum comentário:

Postagens populares

Hino de Itararé

Hino Futebol Itararé

Unipa - "Cães especiais"

Twitter

whos.amung.us - visitor maps