terça-feira, 14 de abril de 2009

A GRUTA DA BARREIRA

Com certeza o primeiro ser humano que esteve em Itararé achou o lugar encantador ,

BARREIRA- A 13

(Clique na foto para ir para o álbum no Picasa de Gustavo Priebe.)

em destaque a gruta , que em um certo trecho , tem abismos e poços , na gruta principal ( o poço das andorinhas ) a água entra por baixo da pedra , e como na Lenda , “o rio se esconde por entre as rochas”, um poço profundo que por cima é calmo e por baixo um verdadeiro redemoinho que suga as águas para baixo e lança logo mais à frente tornado nesse trecho águas agitadas e assustadoras , impressionante , realmente parece uma pororóca ! 

100_5987

(Clique na foto para ir para o álbum no Picasa de Gustavo Priebe.)

andorinhas

(Clique na foto para ir para o álbum no Picasa de Gustavo Priebe.)

Nessa gruta existem ninhos de andorinhas , cujo barulho e agitação logo ao nascer do dia é incrível , pude presenciar o espetáculo que é lindo , combinação de um nascer de sol maravilhoso com o som e movimentos inesquecíveis das andorinhas.Nessa gruta também existe uma imagem de santa , muitas pessoas vem agradecer ou pedir milagres aqui , na pedra lá embaixo no fim da escadaria , existem vários objetos , como tufos de cabelo , fotos , peças em gesso , fitas de promessa , flores , cartas , velas , um lugar de fé e esperança para muitos . Uma grande beleza , que ao mesmo tempo é assustadora , lugar cheio de energia com muitas paisagens interessantes .

BARREIRA - A 08

(Clique na foto para ir para o álbum no Picasa de Gustavo Priebe.)

Dizem que quem toma da água da gruta sempre retorna para Itararé , por isso costuma-se levar os visitantes tomar água lá , para que eles voltem , como uma simpatia , um costume que parece dar certo aqui , pois sempre voltam mesmo !

 

BARREIRA- A 17  

(Clique na foto para ir para o álbum no Picasa de Gustavo Priebe.)

Acima  a famosa cachoeira do Chuveirinho , só dá pra se molhar , não tem lugar pra nadar porque suas águas entram para dentro de um espécie de caverna subterrânea , mas  é muito frequentada , tornou-se a ducha dos aventureiros que vem à pé , ou de bicicleta até a barreira , com água cristalina e fresca é um ótimo refresco e bom lugar para descansar .

O Rio Itararé é um rio perigoso todo cheio de abismos , poços e corredeiras traiçoeiras , muito frequentado por pescadores da região , que tiram dele grande variedades de peixes , como por exemplo : tambiús , piavas , lambaris , cascudos , mandis , bagres , traíras , tilápias e outros que não tive oportunidade de conhecer . Eu digo que é um rio interessante que vale à pena explorar , é claro que com guia , e todo cuidado necessário .Eu amo esse rio e fiz muitas caminhadas para admirar seus espetaculosos abismos , um dos meus prediletos é uma pedra imensa com cactos e orquídeas que fica numa fazenda perto da Vila São João , um lugar de meditação , maravilhoso e perigoso .

O Rio Itararé é demais !



Postagens populares

Hino de Itararé

Hino Futebol Itararé

Unipa - "Cães especiais"

Twitter

whos.amung.us - visitor maps